Quando se fala de pilates muitas pessoas já lembram logo da bola. Isso porque ela é um objeto muito utilizado na atividade solo como uma acessório de pilates contemporâneo.

O pilates feito junto ao acessório acaba ajudando a prevenir lesões e fazer com que a pessoa ganhe uma maior força muscular, tendo uma flexibilidade maior e uma melhor respiração.

Há vários exercícios possíveis de se fazer com este instrumento. Veja neste conteúdo o que você precisa saber sobre o uso deste acessório.

Para que a bola de Pilates serve?

Para que a bola de Pilates serve

O nome da bola de pilates na realidade é bola suíça e ela é considerada uma das melhores maneiras de você conseguir trabalhar o corpo por inteiro.

Mas, para quem não sabe, a bola suíça foi introduzida no pilates depois de um tempo. Isso porque ela não é um aparelho criado por Joseph, o fundador do método.

A bola começou a ser utilizada na Suíça e daí veio o seu nome. Depois ela passou pelos EUA e também Inglaterra para cuidados de reabilitação física. Abaixo, veja algumas das principais utilizações para a bola de pilates:

1. Melhoramento de postura

Como a postura é ainda uma grande questão dentro de sociedade, muito ainda precisa se discutir e tratar sobre ela. O pilates ajuda e muito com esse fator.

A bola consegue oferecer para o praticante uma maior consciência corporal para que ele possa então, fazer a correção de sua postura. Isso porque durante o exercício, ela ajuda na percepção dos movimentos.

A bola ainda deixa os músculos da coluna melhor posicionados, relaxados e prontos para seu  fortalecimento.

2. Fortalecimento do equilíbrio

Muitas pessoas podem nem perceber, mas uma coisa que a bola de Pilates proporciona é a possibilidade de trabalhar o equilíbrio individual.

Há inúmeras possibilidades de exercícios que podem acabar sendo feitos no pilates solo. Além do mais, com ela é possível que o indivíduo melhore sua concentração e força abdominal.

3. A bola de Pilates ativa a musculatura

Por conta dos exercícios com a bola ativarem a camada mais funda da musculatura do corpo, ela é ótima para fazer com que sua mobilidade se expanda.

Além disso, ela serve como um apoio para a coluna e o glúteo para que eles não sofram muito impacto. Seu uso se ramifica para outros músculos e contribui para a fortificação de áreas difíceis de se atingir.

Sendo assim, com o passar dos anos, o exercício físico com a bola de Pilates acabou ficando muito popular e se tornou uma ótima ferramenta para alcance de ótimos resultados.

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos então algumas das utilidades que a bola de Pilates oferece na vida daqueles que fazem uso do pilates solo.

Ela é um ótimo instrumento auxiliador e também facilitador para que a realização de um exercício consiga ter mais eficiência. Nos conte aqui se você já sabia de algum desses benefícios.

Além disso, compartilhe esse conteúdo com outra pessoa que tenha interesse em saber mais a fundo sobre o pilates, seus instrumentos e seus benefícios.

Sandro Alves, professor de pilates

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *